O Colégio RDS Swiss, no Swiss Park, em Campinas, passa a oferecer aos alunos a partir de 2022 a chamada dupla diplomação. É a possibilidade que o aluno tem de concluir o Ensino Médio com um diploma brasileiro e outro de high school, podendo, a partir de então, cursar uma universidade nos Estados Unidos. Os módulos da dupla diplomação já estão disponíveis para os alunos que manifestarem interesse. A parceria para a obtenção da dupla diplomação foi firmada com a Efígie Educacional, que representa a Franklin High School no Brasil.
A dupla diplomação é oferecida a partir do oitavo ano do Ensino Fundamental, complementando o currículo americano, e se estende até a terceira série do Ensino Médio. Os alunos têm a possibilidade de escolher os módulos que querem fazer ao longo dos semestres. O programa é extracurricular e oferece aulas direcionadas, com disciplinas que fazem parte da grade curricular dos Estados Unidos. No final, os alunos saem aptos a entrar numa universidade americana ou numa brasileira. “A nossa proposta pedagógica busca oferecer cada vez mais ferramentas para que os nossos alunos saiam daqui preparados para encarar qualquer tipo de universidade, inclusive uma norte-americana”, reforça Seviana Navarro, mantenedora do RDS Swiss.
Com a dupla diplomação, o aluno tem a possibilidade de sair do Brasil para cursar uma universidade e, ao mesmo tempo, ter a possibilidade de vivenciar uma cultura diferente da sua. “O fato do aluno ter a permissão de estudar numa universidade norte-americana garante a ele também o direito de participar da vida num outro país, absorvendo novas experiências e conhecendo novas realidades. Não é só um intercâmbio para aprimorar o conhecimento de uma outra língua, mas a possibilidade de construir uma nova realidade a partir das suas experiências”, reforça Seviana.
O projeto que garante a dupla diplomação está disponível para os alunos do RDS Swiss, das outras unidades do Raphael Di Santo e de outros colégios de Campinas e região. As aulas são on-line, com professores americanos. Os alunos também recebem o auxílio de um tutor no Brasil, certificado pela Franklin, que vai acompanhar o desenvolvimento dos módulos. As aulas extracurriculares da dupla diplomação representam um investimento à parte do valor da mensalidade.