Voltar ao convívio dos amigos depois de quase dois meses de descanso é sempre uma alegria. O início do ano letivo é um marco importante não apenas para os alunos, mas também para os pais e para as escolas. Tudo gira em torno da adaptação ou readaptação, afinal voltar para o dia a dia requer disciplina para estabelecer a nova, porém conhecida rotina.
Na casa da Lígia Nunes, onde moram 4 crianças, esse processo começa pelo menos dez dias antes do início das aulas e todos os filhos já sabem que certos hábitos das férias vão ficar para trás. “A nossa rotina ao longo do ano é muito organizada. As crianças dormem por volta de oito e meia da noite, mas nas férias tudo muda. Então, cerca de dez dias antes da vida voltar ao normal, eles já sabem que o horário de dormir vai ser diferente. Todo mundo na cama até nove e meia da noite”, conta a mãe da Isabela e dos trigêmeos Alice, Felipe e Henrique. Lígia explica que as decisões dos pais são discutidas com os filhos, para que eles entendam o objetivo da mudança, evitando as famosas discussões. Estratégias como essa costumam resultar em conquistas importantes, como explica a psicóloga Marina Biselli. “Toda criança precisa de previsibilidade para se sentir segura e parte da família. Quando ela sabe o que vai acontecer e entende o porquê, consequentemente ela desenvolve um senso de responsabilidade que vai aumentando ano após ano”.
Envolver a criança nos preparativos para a retomada da rotina é um exercício importante que deve ser estimulado pela família e vai desde estabelecer horários para dormir e acordar, até separar o material que deve ser usado na escola durante o ano. O importante é despertar nas crianças a vontade de voltar para a escola, rever os amigos e compartilhar as experiências das férias. Para Tatiana Ferreira, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Fundamental I, “essa é uma construção de hábitos necessários para que as crianças se desenvolvam com autonomia e criticidade”. Ainda segundo a coordenadora, é uma oportunidade de trabalhar na prática valores como empreendedorismo e sustentabilidade, uma vez que os pais têm a possibilidade de ensinar os filhos a reaproveitar os materiais do ano anterior, sem desperdiçar o que ainda pode ser utilizado.
A dinâmica na casa da Lígia segue essa linha. Todo material do ano anterior passa por uma análise rigorosa. O que ainda pode ser aproveitado ganha um novo visual e o que precisa ser comprado é adquirido depois de pesquisas de preço e até mesmo conversas entre amigos e vizinhos. “Precisamos incentivar os nossos filhos desde pequenos a evitarem gastos desnecessários, reforçando a importância do reaproveitar”, explica a mãe das quatro crianças.
A readaptação ao ano letivo é necessária para que pais e filhos estabeleçam uma rotina produtiva ao longo do ano, com consciência e colaboração de ambos os lados. O incentivo da família é o que move a criança e, segundo Tatiana Ferreira, é o que reforça a parceria com a escola. Sendo assim, a coordenadora pedagógica compartilha 5 dicas importantes para a semana que antecede a volta às aulas:
1-) Estabeleça os novos horários de dormir e acordar
2-) Reforce a rotina de alimentação saudável
3-) Envolva a criança na reciclagem do material escolar
4-) Estimule a criança a organizar mochila e lancheira
5-) Incentive a criança a compartilhar os melhores momentos das férias com os amigos